Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4839
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Levantamento geofísico com radar de penetração no solo (GPR) visando caracterização estrutural de um afloramento na Bacia de Resende - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Luisa Helena de Oliveira
Tutor: Rocha, Paula Lucia Ferrucio da
Resumen: Apresenta-se neste trabalho um estudo utilizando o Radar de Penetração no Solo (GPR) como ferramenta para determinação de estruturas em um afloramento de estrada. Visa-se obter imagens que sejam capazes de mostrar falhas presentes nesse afloramento. O levantamento foi realizado na Bacia de Resende (Rio de Janeiro), e o processamento de dados foi realizado em duas instituições de ensino, UFRJ e UFBA, através de um intercâmbio entre o prh-anp/mct no 18, Programa de Recursos Humanos/ANP, da UFRJ, coordenado pelo professor Leonardo Borghi, e o prh-anp/mct no 8, Programa de Pós-Graduação e Graduação em Geofísica e Geologia para o Setor Petróleo e Gás, da UFBA, coordenado pelo professor Hédison Kiuity Sato. A Bacia de Resende é uma depressão alongada em E - NE situada no extremo Sudeste do Estado do Rio de Janeiro. Para a aquisição desses dados utilizou-se o equipamento Pulse Ekko IV com antena de 50 MHz e off-set inicial entre as antenas (transmissora e receptora) de um metro. Os dados obtidos neste afloramento foram processados com o software GRADIX® V1 da Interpex. Inc.®. Na etapa do processamento foram aplicados principalmente os filtros convencionais tais como: gaussiano, passa-banda do tipo Butterworth e a ferramenta Trace Mix, além de outros. Foi feita também a análise de velocidade para conversão tempoprofundidade.
Materia: Levantamento Geofísico
Bacia de Resende/RJ
Radar de Penetração no Solo (GPR)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES, L.H.O.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.