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dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorGouvêa, Lívia Sthéfanie Simões-
dc.date.accessioned2018-09-04T14:46:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:36Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4849-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectTransferência de conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleCompetências de subsidiárias com relevância estratégica dentro das multinacionais: um estudo de caso de dois centros de excelência.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo analisar como uma subsidiária pode alcançar relevância estratégica dentro da multinacional a qual pertence. Para atender ao objetivo deste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas globalização e internacionalização de empresas, transferência de conhecimento e centros de excelência a fim de identificar quais as competências diferenciadoras que podem contribuir para o desenvolvimento de relevância estratégica de uma subsidiária dentro da multinacional. A metodologia utilizada engloba um estudo de caso de duas unidades reconhecidas como centros de excelência dentro da subsidiária brasileira de uma multinacional escolhida para análise. Além da análise de documentos fornecidos pela própria empresa e observação participante, foi elaborado um questionário para aplicação de entrevista com líderes das unidades, a partir do referencial teórico, para a investigação empírica das práticas adotadas dentro das unidades de análise da multinacional. Para a compreensão dos resultados da pesquisa, foram apresentadas as características da empresa no mundo, da subsidiária brasileira e das unidades analisadas. Por fim, é feita uma análise dos resultados encontrados na pesquisa frente ao referencial teórico, sendo possível afirmar que dentre as competências que são necessárias para garantir relevância estratégica para uma determinada subsidiária da empresa estão a capacidade de adaptação à cultura do cliente, capacitação dos funcionários através de uma boa gestão do conhecimento e a padronização das atividades garantindo um nível de qualidade desejável do serviço e ganhos de produtividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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