Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4849
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Competências de subsidiárias com relevância estratégica dentro das multinacionais: um estudo de caso de dois centros de excelência.
Autor(es)/Inventor(es): Gouvêa, Lívia Sthéfanie Simões
Orientador: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar como uma subsidiária pode alcançar relevância estratégica dentro da multinacional a qual pertence. Para atender ao objetivo deste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas globalização e internacionalização de empresas, transferência de conhecimento e centros de excelência a fim de identificar quais as competências diferenciadoras que podem contribuir para o desenvolvimento de relevância estratégica de uma subsidiária dentro da multinacional. A metodologia utilizada engloba um estudo de caso de duas unidades reconhecidas como centros de excelência dentro da subsidiária brasileira de uma multinacional escolhida para análise. Além da análise de documentos fornecidos pela própria empresa e observação participante, foi elaborado um questionário para aplicação de entrevista com líderes das unidades, a partir do referencial teórico, para a investigação empírica das práticas adotadas dentro das unidades de análise da multinacional. Para a compreensão dos resultados da pesquisa, foram apresentadas as características da empresa no mundo, da subsidiária brasileira e das unidades analisadas. Por fim, é feita uma análise dos resultados encontrados na pesquisa frente ao referencial teórico, sendo possível afirmar que dentre as competências que são necessárias para garantir relevância estratégica para uma determinada subsidiária da empresa estão a capacidade de adaptação à cultura do cliente, capacitação dos funcionários através de uma boa gestão do conhecimento e a padronização das atividades garantindo um nível de qualidade desejável do serviço e ganhos de produtividade.
Palavras-chave: Globalização
Internacionalização de empresas
Transferência de conhecimento
Gestão do conhecimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSSGouvêa.pdf563.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.