Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, José Albuquerque da-
dc.contributor.authorCardozo, Alan Fernandes-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:57:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:37Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4879-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMarketing turísticopt_BR
dc.titleA imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoPercebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFCardozo.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.