Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4879
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
Autor(es)/Inventor(es): Cardozo, Alan Fernandes
Orientador: Costa, José Albuquerque da
Resumo: Percebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.
Palavras-chave: Rio de Janeiro (RJ)
Turismo
Marketing turístico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFCardozo.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.