Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4883
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os determinantes das exportações brasileiras de produtos manufaturados: uma análise econométrica para o período 1995-2009
Autor(es)/Inventor(es): Casarin, Marcos Felipe Bicudo
Orientador: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Resumo: O objetivo deste trabalho é entender os determinantes do volume exportado de produtos manufaturados pelo Brasil durante o período de janeiro de 1995 a julho de 2009. Para tal, foi estimada uma função de exportação uniequacional que captasse tanto fatores de oferta quanto de demanda, com o objetivo de fornecer elasticidades de longo prazo referentes à taxa de câmbio, ao comércio mundial, à demanda doméstica e à capacidade produtiva da indústria de transformação. As elasticidades estimadas apontam para o comércio mundial com um importante papel na determinação das exportações de manufaturados, ainda que a interação entre a taxa de câmbio e as demais variáveis exerça efeitos significativos sobre o comportamento o quantum exportado. A interpretação dos resultados sugere que o padrão de crescimento recente da economia brasileira está ligado à perda de dinamismo das vendas externas desta categoria.
Palavras-chave: Exportações
Produtos manufaturados
Elasticidades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4883
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFBCasarin.pdf382 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.