Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4883
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os determinantes das exportações brasileiras de produtos manufaturados: uma análise econométrica para o período 1995-2009
Autor(es)/Inventor(es): Casarin, Marcos Felipe Bicudo
Tutor: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Resumen: O objetivo deste trabalho é entender os determinantes do volume exportado de produtos manufaturados pelo Brasil durante o período de janeiro de 1995 a julho de 2009. Para tal, foi estimada uma função de exportação uniequacional que captasse tanto fatores de oferta quanto de demanda, com o objetivo de fornecer elasticidades de longo prazo referentes à taxa de câmbio, ao comércio mundial, à demanda doméstica e à capacidade produtiva da indústria de transformação. As elasticidades estimadas apontam para o comércio mundial com um importante papel na determinação das exportações de manufaturados, ainda que a interação entre a taxa de câmbio e as demais variáveis exerça efeitos significativos sobre o comportamento o quantum exportado. A interpretação dos resultados sugere que o padrão de crescimento recente da economia brasileira está ligado à perda de dinamismo das vendas externas desta categoria.
Materia: Exportações
Produtos manufaturados
Elasticidades
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFBCasarin.pdf382 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.