Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4917
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dc.contributor.advisorLins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.authorSouza, Pedro Henrique Andrade de-
dc.date.accessioned2018-09-06T19:54:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:16Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Henrique Andrade de. Outros tempos e outros espaços: viagem e subjetividade no cinema de Win Wenders e Walter Salles. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4917-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleOutros tempos e outros espaços: viagem e subjetividade no cinema de Win Wenders e Walter Sallespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee1Fragozo, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee2Oneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.description.resumoInvestiga as relações entre viagem e subjetividade a partir de narrativas cinematográficas. Dentre as diversas possibilidades de recorte do corpus constituído pelos filmes que abordam a temática da viagem, é proposta uma análise das obras do diretor alemão Wim Wenders e do brasileiro Walter Salles, cujas produções dialogam com a tradição do road movie, gênero em que a viagem torna-se situação dramática fundamental e fio condutor da intriga. Inserida no contexto de transformações do cinema assinaladas por Gilles Deleuze, durante a segunda metade do século XX, a obra de Wenders é caracterizada a partir das reflexões de Deleuze sobre o surgimento de imagens que estabelecem novas relações com o tempo. Entre Wenders e Salles, são traçados deslocamentos e diferenças narrativas. Os filmes de Salles são marcados pela pregnância dos espaços percorridos pelos personagens. Trata-se de espaços que oferecem os elementos necessários para a criação constante de novas situações dramáticas. Nesses lugares, os personagens passam por experiências fundamentalmente distintas e outras. Se a imagem-tempo de Deleuze permite compreender a obra de Wenders, outros conceitos são necessários para Salles, como o de heterotopia, formulado pelo filósofo Michel Foucault.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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