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http://hdl.handle.net/11422/4917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.author | Souza, Pedro Henrique Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T19:54:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Pedro Henrique Andrade de. Outros tempos e outros espaços: viagem e subjetividade no cinema de Win Wenders e Walter Salles. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4917 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativa cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Outros tempos e outros espaços: viagem e subjetividade no cinema de Win Wenders e Walter Salles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga as relações entre viagem e subjetividade a partir de narrativas cinematográficas. Dentre as diversas possibilidades de recorte do corpus constituído pelos filmes que abordam a temática da viagem, é proposta uma análise das obras do diretor alemão Wim Wenders e do brasileiro Walter Salles, cujas produções dialogam com a tradição do road movie, gênero em que a viagem torna-se situação dramática fundamental e fio condutor da intriga. Inserida no contexto de transformações do cinema assinaladas por Gilles Deleuze, durante a segunda metade do século XX, a obra de Wenders é caracterizada a partir das reflexões de Deleuze sobre o surgimento de imagens que estabelecem novas relações com o tempo. Entre Wenders e Salles, são traçados deslocamentos e diferenças narrativas. Os filmes de Salles são marcados pela pregnância dos espaços percorridos pelos personagens. Trata-se de espaços que oferecem os elementos necessários para a criação constante de novas situações dramáticas. Nesses lugares, os personagens passam por experiências fundamentalmente distintas e outras. Se a imagem-tempo de Deleuze permite compreender a obra de Wenders, outros conceitos são necessários para Salles, como o de heterotopia, formulado pelo filósofo Michel Foucault. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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