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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Manoel de barros, entre limites e deslimites: poesia metaenunciativa e o discurso editorial mercadológico
Author(s)/Inventor(s): Goulart, Clarice de Mattos
Advisor: Esteves, Phellipe Marcel da Silva
Abstract: Manoel de Barros (1916) tem vasta obra publicada. Com seu primeiro exemplar datado de 1937, somente na década de 1980 o poeta despertou interesse de grandes editoras. Este trabalho procura analisar como se realizou esse destaque tardio a Barros no sistema editorial brasileiro, o que inclui à discussão algumas questões acerca do que se julga editorialmente viável ou interessante e também outras, sobre memória e esquecimento. Nesse contexto, busca-se expor algumas das características da obra do poeta, como questionamento da ideia do signo linguístico definido, estático, e a presença da sua palavra sobre a palavra em conceitos metaenunciativos como o “deslimite da palavra” e o “idioleto manoelês archaico”. Para isso, foram utilizadas as ideias de autores como Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Carlos Henrique Escobar, Roland Barthes, Antonio Candido e Terry Eagleton.
Keywords: Produção editorial
Poesia
Manoel de Barros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOULART, Clarice de Mattos. Manoel de Barros, entre limites e deslimites: poesia metaenunciativa e o discurso editorial mercadológico. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

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