Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4941
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Políticas de fomento à indústria cinematográfica brasileira: uma avaliação de sua eficácia sob o ponto de vista da concentração industrial e regional
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Beatriz Bonato
Tutor: Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar a indústria cinematográfica, fazendo um breve estudo do cinema nacional, desde a década de 1970 até os dias atuais. Visa estudar a evolução das políticas públicas de fomento à indústria e explora como se dá a concentração de renda, captação de recursos e outros fatores nas três etapas produtivas do setor, através dos índices de concentração CR e HHI. Por fim, busca-se interpretar todos os elementos deste trabalho, verificando se há, de fato, uma distribuição igualitária e eficaz dos recursos de fomento geograficamente e entre as pequenas e grandes empresas. Chega-se, portanto, a conclusão de que, com o passar dos anos, a indústria cinematográfica cresceu de forma forte, tanto na oferta quanto na demanda. Após a crise na década de 1990, observa-se um incremento das produções e dos investimentos do governo neste setor, mas que essas políticas, que captam a cada ano mais recursos, são concentradoras em poucas empresas em poucos estados do país.
Materia: Políticas de fomento
Índices de concentração
Indústria cinematográfica
Politica pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Beatriz Bonato Oliveira 110181906.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.