Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4943
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A saúde e o discurso da felicidade na mídia: uma análise do programa Bem Estar.
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Isabelle Lopes de
Tutor: Barbosa, Marialva Carlos
Resumen: Analisa o desenvolvimento do discurso da felicidade na contemporaneidade e as suas consequências para a relação entre mídia e saúde; assim como analisar, nesse cenário, o surgimento do programa de televisão Bem Estar, da Rede Globo. O objetivo é que, traçando a história do processo de construção do discurso da felicidade e analisando os valores por ele difundidos — sob a ótica de autores como João Freire Filho, Paula Sibilia, Denise Sant‘Anna e Paulo Vaz —, seja possível compreender como esse discurso afeta a saúde e a sua relação com a mídia e a sociedade, dando destaque à medicalização generalizada da vida e à mercantilização das notícias de saúde. Nesse contexto, será feito um estudo de caso sobre o programa Bem Estar, adotando uma metodologia de análise televisual resultante da associação das propostas metodológicas para televisão de Beatriz Becker e Elizabeth Bastos Duarte. O objetivo final do projeto é entender de que forma o programa Bem Estar dialoga com o discurso da felicidade e com a promoção da saúde.
Materia: Felicidade
Saúde
Bem Estar (programa)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIMA, Isabelle Lopes de. A saúde e o discurso da felicidade na mídia: uma análise do programa Bem Estar. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ILima.pdf836.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.