Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4959
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A questão da qualidade na crítica musical online
Autor(es)/Inventor(es): Felix, Beatriz de Carvalho
Tutor: Coutinho, Eduardo Granja
Resumen: Apresenta uma análise da crítica musical como gênero jornalístico e das especificidades de sua veiculação atual por meios digitais. O objetivo dessa pesquisa é identificar quais critérios de valoração artística e musical os críticos que atuam em sites utilizam para descrever e avaliar a música quanto à sua qualidade, bem como quais estratégias linguísticas são utilizadas por esses críticos para passar os critérios de qualidade ao leitor. Um estudo sobre o discurso das resenhas do site brasileiro especializado em jornalismo musical Monkeybuzz, com textos publicados nos três primeiros meses de 2014, serve como exemplo sobre a crítica online. Para fundamentar essa análise, são apresentados conceitos de valoração estética social da música, o lugar da produção musical em relação à indústria cultural e um breve histórico da crítica musical impressa no Brasil.
Materia: Crítica musical
Gêneros jornalísticos
Análise do discurso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FELIX, Beatriz de Carvalho. A questão da qualidade na crítica musical online. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BFelix.pdf574.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.