Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4960
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornalismo na internet e as organizações Globo no mundo virtual: estudos de casos do G1, Globo.com, O Globo Online e Techtudo
Author(s)/Inventor(s): Mannara, Barbara Castari
Advisor: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Abstract: Demonstra o desenvolvimento do jornalismo online no Brasil, representado pelas plataformas de notícias das Organizações Globo. Desta forma, são abordados assuntos como a evolução da Internet, assim como o não suprimento completo do jornal impresso, no cenário atual, perante uma sociedade conectada e exigente de informações mais completas, com a integração multimídia e de hiperlinks. A análise é elaborada por meio de quatro estudos de casos, assinalados por G1, Globo.com, O Globo online e TechTudo, além de dados absorvidos por meio de pesquisa, a fim de compreender o acesso diário aos veículos de notícias. O estudo aborda ainda questões fundamentais de design, como a fundamentação teórica da utilização das cores de sites, estruturação de grid, uso de fontes e demais quesitos do meio. Além disso, são destrinchadas notícias assinadas por profissionais de cada veículo, com o propósito de ter melhor conhecimento sobre o tipo de conteúdo oferecido para o internauta, apresentando seus prós e contras em comparação com os veículos impressos. Dessa forma, a análise busca apresentar de forma completa os quatro estudos de caso, verificando como é elaborada a aplicação das teorias abordadas. Por fim, a conclusão integraliza todos os pontos observados, tanto pela estruturação jornalística quanto pela linha de design implementada em cada site jornalístico, e observa as vantagens oferecidas pelo acesso de notícias por meio de veículos online, além dos contrapontos dos elementos faltantes, causados pela maturidade incompleta do conteúdo na plataforma no webjornalismo.
Keywords: Jornalismo eletrônico
Jornais eletrônicos
Internet
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Feb-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MANNARA, Barbara Cestari. Jornalismo na internet e as organizações Globo no mundo virtual: estudos de casos do G1, Globo.com, O Globo Online e Techtudo. 2014. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMannara.pdf9.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.