Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4969
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A utilização do método GPR para localização de tubulações: estudo prévio para as instalações do sítio controlado da Geofísica/UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira Filho, Paulo Cesar
Orientador: Dias, Gleide Alencar Nascimento
Resumo: Este trabalho consistiu em verificar a aplicabilidade do método GPR (Ground Penetrating Radar) na localização de tubulações de diferentes tipos de materiais (concreto, PVC e ferro fundido), e de diversos diâmetros, utilizados para o escoamento de águas pluviais e de esgoto. A fim de alcançar este objetivo foram adquiridos 19 perfis dentro da área de estudo, utilizando-se uma antena de 200 MHz, em duas direções perpendiculares entre si, para detectar os dutos paralelos e transversais. Após o processamento dos dados, a análise de todos os radargramas, em geral, apresentou alguns bons resultados, podendo ser identificada quase todas as tubulações subsuperficiais de PVC e de concreto, através da presença de feições hiperbólicas, formadas pela difração das ondas eletromagnéticas nestes materiais. Somente em determinados perfis não foi possível identificar alguns desses dutos, devido a presença de um forte ruído causado pela reverberação do sinal nas antenas (ringing), ruído este, que pode estar relacionado com o tipo de solo (aterro) e com o comprimento de onda utilizado. Após o estudo, foi possível concluir que o método GPR é muito útil na localização de tubulações, podendo ser extrapolado para outras áreas onde não se detém nenhum conhecimento prévio da subsuperfície.
Palavras-chave: GPR (Ground Penetration Radar)
Geofísica Aplicada
Geotecnia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA FILHO, P.C.pdf5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.