Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4991
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Internacionalização de empresas brasileiras: o caso Natura
Autor(es)/Inventor(es): Fraga, Aline de Melo
Orientador: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumo: Com o avanço da globalização, bem como o aumento das relações e da interdependência entre os países, muitas empresas enxergaram na internacionalização uma forma de expandir suas operações e diminuir a dependência do mercado doméstico. Esse trabalho se baseia no estudo de caso da Natura, com o objetivo de identificar e analisar o processo de internacionalização da empresa bem como as formas escolhidas para sua entrada no mercado externo. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias de internacionalização existentes. Posteriormente, foi descrito e analisado o processo de expansão internacional da Natura e as estratégias adotadas para entrada no mercado estrangeiro. Os resultados indicam que a Natura, através da estratégia adotada de diferenciação dos produtos e cauteloso processo de internacionalização, aos poucos, está conquistando seu espaço no mercado internacional de perfumaria e cosméticos. Passados 29 anos desde o início da sua expansão internacional, a Natura está colhendo os frutos de seus mercados externos, deixando sua marca não só na América Latina, mas também na Europa.Internacionalização, Natura e Cosméticos.
Palavras-chave: Natura
Internacionalização de empresas
Empresas de cosméticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4991
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