Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4993
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A avaliação da estratégia de Recrutamento e Seleção por competências em uma grande multinacional: um estudo de caso na subsidiária brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Moura, Vanessa Raiza Louro de
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: O objetivo do presente trabalho, de natureza qualitativa, é identificar e analisar se o discurso de certa organização que afirma adotar a estratégia de Seleção por competências é compatível com a prática. Ao longo dos últimos dez anos, tal estratégia tem estado bastante em evidência no âmbito organizacional, mas qual é a real contribuição e originalidade da Seleção por competências? Para responder a tal pergunta, conceituaremos o que é Seleção por Competências, descreveremos suas características e estabeleceremos critérios que a definem, a fim de compararmos com as práticas da organização alvo do estudo de caso, a Empresa Pontal (nome fictício). Neste sentido, foi realizado um estudo na Empresa, que disponibilizou dados e conteúdos a partir de manuais e políticas, assim como por uma entrevista com o Gerente de Recrutamento e Relações com as Universidade. Os dados obtidos indicam que a Empresa Pontal necessita alinhar mais a prática com seu discurso, aprimorando as etapas e ferramentas utilizadas durante todo o processo seletivo.
Palavras-chave: Recrutamento
Competências
Seleção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRLMoura.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.