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dc.contributor.advisorRibeiro, Eduardo Pontual-
dc.contributor.authorNascimento, Felipe Araújo-
dc.date.accessioned2018-09-17T19:05:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:58Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5027-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectFluxo de caixapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleOs retornos financeiros dos cursos de graduação: uma análise do capital humano no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca estimar e analisar os retornos financeiros adicionais dos cursos de ensino superior no Brasil frente ao ensino médio, tanto para os cursos de graduação tradicional quanto para os recentes cursos de graduação tecnológica, estimando os coeficientes de equações mincerianas por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e aplicando os conceitos de Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), buscando avaliar a viabilidade de tais investimentos. Além disso, procuramos discutir o papel do programa de financiamento estudantil que está em vigência no Brasil, o Fies, sobre a decisão de investir em um curso superior. A discriminação no mercado de trabalho também é foco da análise, buscando apresentar os diferencias de rendimentos por cor e gênero. Utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2013, os resultados obtidos nos mostram a viabilidade de investimento em ambos os cursos, no entanto, sempre apresentando rendimentos menores para mulheres e para indivíduos negros. Buscou-se mensurar os riscos do investimento através do uso de regressões quantílicas, analisando o diferencial entre os rendimentos adicionais dos indivíduos que se encontram no último decil e no primeiro decil da distribuição. Concluiu-se, a partir disso, que apesar dos retornos adicionais dos cursos de graduação tradicionais serem maiores que os retornos dos cursos de graduação tecnológica, o risco envolvido nos cursos de graduação tradicionais são relativamente maiores que os riscos envolvidos nos cursos de graduação tecnológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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