Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5027
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eduardo Pontual | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Felipe Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T19:05:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5027 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Finanças | pt_BR |
dc.subject | Fluxo de caixa | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Os retornos financeiros dos cursos de graduação: uma análise do capital humano no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8025102145074887 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca estimar e analisar os retornos financeiros adicionais dos cursos de ensino superior no Brasil frente ao ensino médio, tanto para os cursos de graduação tradicional quanto para os recentes cursos de graduação tecnológica, estimando os coeficientes de equações mincerianas por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e aplicando os conceitos de Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), buscando avaliar a viabilidade de tais investimentos. Além disso, procuramos discutir o papel do programa de financiamento estudantil que está em vigência no Brasil, o Fies, sobre a decisão de investir em um curso superior. A discriminação no mercado de trabalho também é foco da análise, buscando apresentar os diferencias de rendimentos por cor e gênero. Utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2013, os resultados obtidos nos mostram a viabilidade de investimento em ambos os cursos, no entanto, sempre apresentando rendimentos menores para mulheres e para indivíduos negros. Buscou-se mensurar os riscos do investimento através do uso de regressões quantílicas, analisando o diferencial entre os rendimentos adicionais dos indivíduos que se encontram no último decil e no primeiro decil da distribuição. Concluiu-se, a partir disso, que apesar dos retornos adicionais dos cursos de graduação tradicionais serem maiores que os retornos dos cursos de graduação tecnológica, o risco envolvido nos cursos de graduação tradicionais são relativamente maiores que os riscos envolvidos nos cursos de graduação tecnológica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS RETORNOS FINANCEIROS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO_ UMA ANÁLISE DO CAPITAL HUMANO NO BRASIL - Felipe Araújo.pdf | 916.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.