Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5027
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os retornos financeiros dos cursos de graduação: uma análise do capital humano no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Felipe Araújo
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumo: O presente estudo busca estimar e analisar os retornos financeiros adicionais dos cursos de ensino superior no Brasil frente ao ensino médio, tanto para os cursos de graduação tradicional quanto para os recentes cursos de graduação tecnológica, estimando os coeficientes de equações mincerianas por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e aplicando os conceitos de Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), buscando avaliar a viabilidade de tais investimentos. Além disso, procuramos discutir o papel do programa de financiamento estudantil que está em vigência no Brasil, o Fies, sobre a decisão de investir em um curso superior. A discriminação no mercado de trabalho também é foco da análise, buscando apresentar os diferencias de rendimentos por cor e gênero. Utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2013, os resultados obtidos nos mostram a viabilidade de investimento em ambos os cursos, no entanto, sempre apresentando rendimentos menores para mulheres e para indivíduos negros. Buscou-se mensurar os riscos do investimento através do uso de regressões quantílicas, analisando o diferencial entre os rendimentos adicionais dos indivíduos que se encontram no último decil e no primeiro decil da distribuição. Concluiu-se, a partir disso, que apesar dos retornos adicionais dos cursos de graduação tradicionais serem maiores que os retornos dos cursos de graduação tecnológica, o risco envolvido nos cursos de graduação tradicionais são relativamente maiores que os riscos envolvidos nos cursos de graduação tecnológica.
Palavras-chave: Capital humano
Graduação
Finanças
Fluxo de caixa
Ensino superior
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS RETORNOS FINANCEIROS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO_ UMA ANÁLISE DO CAPITAL HUMANO NO BRASIL - Felipe Araújo.pdf916.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.