Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5029
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Prochnik, Victor | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, Breno Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T19:18:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5029 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carros autônomos | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | General Motors | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Vantagem competitiva | pt_BR |
dc.subject | Estratégia empresarial | pt_BR |
dc.title | As estratégias do Google e da General Motors para o carro autônomo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7071148421168484 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute as estratégias empresariais que estão sendo desenhadas em torno do advento dos carros autônomos. A investigação foi feita com foco no comportamento do Google e da General Motors e utilizou como base o modelo de análise VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2012). Tal modelo procura definir a posição competitiva das empresas em função dos recursos e competências que cada uma possui. Além disso, diversas possibilidades estratégicas serão abordadas, entre elas: o uso de alianças estratégicas, o horizonte temporal escolhido para realizar a transição e a maneira pela qual as empresas estão explorando seus diferentes recursos. Ao final, concluiu-se que o Google deverá ser o pioneiro do mercado de carros autônomos e se posicionar em vantagem competitiva sustentável no setor. As principais razões seriam o seu conhecimento tecnológico, capacidade de inovação, sinergia entre empreendimentos e importantes recursos humanos e organizacionais. A General Motors, por sua vez, passará por um processo mais longo já que grande parte do projeto se baseia em alianças estratégicas para incorporação de conhecimento tecnológico. Contudo, ao aliar sua expertise no desenvolvimento de automóveis com as parcerias em curso, deverá ser capaz de se sobressair no mercado e fazer parte do seleto grupo que deverá oferecer carros autônomos no futuro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Breno Vieira de Gouvêa - As Estratégias do Google e da General Motors para o Carro Autônomo.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.