Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorProchnik, Victor-
dc.contributor.authorGouvêa, Breno Vieira de-
dc.date.accessioned2018-09-17T19:18:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:58Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5029-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarros autônomospt_BR
dc.subjectGooglept_BR
dc.subjectGeneral Motorspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.titleAs estratégias do Google e da General Motors para o carro autônomopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute as estratégias empresariais que estão sendo desenhadas em torno do advento dos carros autônomos. A investigação foi feita com foco no comportamento do Google e da General Motors e utilizou como base o modelo de análise VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2012). Tal modelo procura definir a posição competitiva das empresas em função dos recursos e competências que cada uma possui. Além disso, diversas possibilidades estratégicas serão abordadas, entre elas: o uso de alianças estratégicas, o horizonte temporal escolhido para realizar a transição e a maneira pela qual as empresas estão explorando seus diferentes recursos. Ao final, concluiu-se que o Google deverá ser o pioneiro do mercado de carros autônomos e se posicionar em vantagem competitiva sustentável no setor. As principais razões seriam o seu conhecimento tecnológico, capacidade de inovação, sinergia entre empreendimentos e importantes recursos humanos e organizacionais. A General Motors, por sua vez, passará por um processo mais longo já que grande parte do projeto se baseia em alianças estratégicas para incorporação de conhecimento tecnológico. Contudo, ao aliar sua expertise no desenvolvimento de automóveis com as parcerias em curso, deverá ser capaz de se sobressair no mercado e fazer parte do seleto grupo que deverá oferecer carros autônomos no futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.