Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5029
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As estratégias do Google e da General Motors para o carro autônomo
Autor(es)/Inventor(es): Gouvêa, Breno Vieira de
Orientador: Prochnik, Victor
Resumo: O presente trabalho discute as estratégias empresariais que estão sendo desenhadas em torno do advento dos carros autônomos. A investigação foi feita com foco no comportamento do Google e da General Motors e utilizou como base o modelo de análise VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2012). Tal modelo procura definir a posição competitiva das empresas em função dos recursos e competências que cada uma possui. Além disso, diversas possibilidades estratégicas serão abordadas, entre elas: o uso de alianças estratégicas, o horizonte temporal escolhido para realizar a transição e a maneira pela qual as empresas estão explorando seus diferentes recursos. Ao final, concluiu-se que o Google deverá ser o pioneiro do mercado de carros autônomos e se posicionar em vantagem competitiva sustentável no setor. As principais razões seriam o seu conhecimento tecnológico, capacidade de inovação, sinergia entre empreendimentos e importantes recursos humanos e organizacionais. A General Motors, por sua vez, passará por um processo mais longo já que grande parte do projeto se baseia em alianças estratégicas para incorporação de conhecimento tecnológico. Contudo, ao aliar sua expertise no desenvolvimento de automóveis com as parcerias em curso, deverá ser capaz de se sobressair no mercado e fazer parte do seleto grupo que deverá oferecer carros autônomos no futuro.
Palavras-chave: Carros autônomos
Google
General Motors
Indústria automobilística
Vantagem competitiva
Estratégia empresarial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno Vieira de Gouvêa - As Estratégias do Google e da General Motors para o Carro Autônomo.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.