Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5034
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A evolução da dívida pública brasileira nos governos FHC (1995-2002) e a necessidade de ajuste fluxo-estoque sob a ótica operacional
Autor(es)/Inventor(es): Zynger, Ariel
Tutor: Bastos, Carlos Pinkusfeld Monteiro
Resumen: O conceito de déficit nominal, visto através da NFSP, é o geralmente utilizado por economistas para mensuração do estoque de dívida pública de países. A grande questão a ser colocada é que em períodos de alta inflação, esse conceito torna-se impreciso na avaliação da evolução do passivo governamental. (Bastos; Serrano, 1989) Tal fato estaria ligado à utilização de dupla atualização monetária, ocorrido na reposição da inflação, tanto abaixo quanto acima da linha, ou seja, tanto no estoque quanto no fluxo da dívida pública. Desse modo, nesses períodos específicos é necessário trazer para discussão o conceito de déficit operacional, muito utilizado e discutido no Brasil da década de 80, período de altíssima inflação no país. Se lançará mão do conceito para, além de contextualizar a história do período, analisar as causas da evolução da dívida pública brasileira durante os dois governos do presidente FHC, e também visualizar a necessidade de ajustes das séries temporais, que nunca foram devidamente equalizadas pelas entidades governamentais. Desta maneira, pretende-se esclarecer sob a ótica proposta, as diferenças de mensuração realizadas “abaixo e acima da linha” e apontar possível solução para a questão inflacionária com a proposição de um exercício.
Materia: Dívida pública - Brasil
Governo
Fluxo-estoque
Inflação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monografia_ariel zynger.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.