Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5053
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de empresas: um estudo de caso da empresa Saraiva
Author(s)/Inventor(s): Pinto, Clarissa Martins da Serra Vilela
Advisor: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Abstract: A avaliação de empresas é um tema muito discutido atualmente e de extrema importância, tanto para investidores individuais quanto para as empresas. Ambos objetivam pagar um valor justo pelos investimentos que estão fazendo, e, neste caso, faz-se essencial a avaliação do valor da empresa e a comparação deste com o valor de mercado da mesma. O presente trabalho irá apresentar três dos métodos utilizados para realizar a avaliação de empresas: o de Fluxo de caixa descontado, o de Múltiplos e o de Opções reais. Como, de acordo com pesquisas, o método de fluxo de caixa descontado é o mais utilizado por profissionais de investimento, esta será a metodologia utilizada para o estudo de caso a ser apresentado neste trabalho. O objetivo do estudo de caso será avaliar a editora e livraria Saraiva, determinando o valor justo da mesma e, posteriormente, verificando se o valor obtido é coerente com o preço de mercado.
Keywords: Livrarias
Avaliação de empresas
Fluxo de caixa
Preço de ações
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMSVPinto.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.