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http://hdl.handle.net/11422/5054
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, José Luis Felício | - |
dc.contributor.author | Nolasco, Luiza Marques | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-18T17:31:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5054 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modismos gerenciais | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.title | A fantástica fábrica de administradores: a educação a serviço da indústria do management | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8388315009873625 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste estudo é apresentar uma reflexão de como a estrutura curricular e a abordagem de ensino dos cursos de graduação em administração no Brasil podem influenciar na formação do pensamento crítico do administrador e como isso repercute na demanda por modismos gerenciais e artefatos da indústria do management. A intenção do esforço de pesquisa é evidenciar que a atual fragmentação do ensino da administração nas instituições brasileiras de ensino superior está resultando na produção de conhecimentos técnicos efêmeros e indivíduos inseguros, com capacidade limitada de compreender o mundo e lidar com mudanças. A falta de conhecimentos críticos sólidos, provocada por esse tipo de abordagem, abre espaço para a atuação dos agentes da indústria do management, que, suportados pelos valores da cultura do management e pelas estruturas da sociedade pós-moderna, lançam freqüentemente novos modelos de gestão em forma de inovações e fórmulas mágicas para todos de problemas. Adotados e abandonados em velocidade acelerada pelas organizações, os novos modelos de gestão tornam-se rapidamente modismos descartáveis, podendo comprometer a sustentabilidade do negócio. Num mundo complexo e acelerado, marcado por constantes mudanças, pela hipercompetição, pela sedução do espetáculo e pelo domínio da mídia, o administrador deve ser preparado para lidar com o inusitado de forma crítica e criativa e não estar fadado à reprodução de técnicas e operação de atividades puramente operacionais. Por esses motivos, este ensaio teórico procura discutir a necessidade de abordagens interdisciplinares e problematizadoras no ensino da administração, a fim de formar indivíduos críticos e questionadores que compreendam melhor a realidade em que se situam e possam atuar sobre ela com espírito transformador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
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