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dc.contributor.advisorCarvalho, José Luis Felício-
dc.contributor.authorNolasco, Luiza Marques-
dc.date.accessioned2018-09-18T17:31:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:59Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5054-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectModismos gerenciaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.titleA fantástica fábrica de administradores: a educação a serviço da indústria do managementpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste estudo é apresentar uma reflexão de como a estrutura curricular e a abordagem de ensino dos cursos de graduação em administração no Brasil podem influenciar na formação do pensamento crítico do administrador e como isso repercute na demanda por modismos gerenciais e artefatos da indústria do management. A intenção do esforço de pesquisa é evidenciar que a atual fragmentação do ensino da administração nas instituições brasileiras de ensino superior está resultando na produção de conhecimentos técnicos efêmeros e indivíduos inseguros, com capacidade limitada de compreender o mundo e lidar com mudanças. A falta de conhecimentos críticos sólidos, provocada por esse tipo de abordagem, abre espaço para a atuação dos agentes da indústria do management, que, suportados pelos valores da cultura do management e pelas estruturas da sociedade pós-moderna, lançam freqüentemente novos modelos de gestão em forma de inovações e fórmulas mágicas para todos de problemas. Adotados e abandonados em velocidade acelerada pelas organizações, os novos modelos de gestão tornam-se rapidamente modismos descartáveis, podendo comprometer a sustentabilidade do negócio. Num mundo complexo e acelerado, marcado por constantes mudanças, pela hipercompetição, pela sedução do espetáculo e pelo domínio da mídia, o administrador deve ser preparado para lidar com o inusitado de forma crítica e criativa e não estar fadado à reprodução de técnicas e operação de atividades puramente operacionais. Por esses motivos, este ensaio teórico procura discutir a necessidade de abordagens interdisciplinares e problematizadoras no ensino da administração, a fim de formar indivíduos críticos e questionadores que compreendam melhor a realidade em que se situam e possam atuar sobre ela com espírito transformador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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