Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5054
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A fantástica fábrica de administradores: a educação a serviço da indústria do management |
Autor(es)/Inventor(es): | Nolasco, Luiza Marques |
Orientador: | Carvalho, José Luis Felício |
Resumo: | A proposta deste estudo é apresentar uma reflexão de como a estrutura curricular e a abordagem de ensino dos cursos de graduação em administração no Brasil podem influenciar na formação do pensamento crítico do administrador e como isso repercute na demanda por modismos gerenciais e artefatos da indústria do management. A intenção do esforço de pesquisa é evidenciar que a atual fragmentação do ensino da administração nas instituições brasileiras de ensino superior está resultando na produção de conhecimentos técnicos efêmeros e indivíduos inseguros, com capacidade limitada de compreender o mundo e lidar com mudanças. A falta de conhecimentos críticos sólidos, provocada por esse tipo de abordagem, abre espaço para a atuação dos agentes da indústria do management, que, suportados pelos valores da cultura do management e pelas estruturas da sociedade pós-moderna, lançam freqüentemente novos modelos de gestão em forma de inovações e fórmulas mágicas para todos de problemas. Adotados e abandonados em velocidade acelerada pelas organizações, os novos modelos de gestão tornam-se rapidamente modismos descartáveis, podendo comprometer a sustentabilidade do negócio. Num mundo complexo e acelerado, marcado por constantes mudanças, pela hipercompetição, pela sedução do espetáculo e pelo domínio da mídia, o administrador deve ser preparado para lidar com o inusitado de forma crítica e criativa e não estar fadado à reprodução de técnicas e operação de atividades puramente operacionais. Por esses motivos, este ensaio teórico procura discutir a necessidade de abordagens interdisciplinares e problematizadoras no ensino da administração, a fim de formar indivíduos críticos e questionadores que compreendam melhor a realidade em que se situam e possam atuar sobre ela com espírito transformador. |
Palavras-chave: | Administração Ensino e aprendizagem Modismos gerenciais Interdisciplinaridade Pensamento crítico |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMNolasco.pdf | 432 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.