Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorParentes, Júlio César-
dc.date.accessioned2018-09-18T18:48:32Z-
dc.date.available2018-09-20T03:00:11Z-
dc.date.issued2015-06-05-
dc.identifier.citationPARENTES, Júlio César. I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5056-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.titleI'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752pt_BR
dc.contributor.referee1Lana, Lígia Campos de Cerqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9639348516820897pt_BR
dc.contributor.referee2Castellano, Mayka Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477pt_BR
dc.description.resumoInvestiga e problematiza a imagem de Beyoncé como ícone feminista na sociedade contemporânea. No contexto do pós-feminismo, faço uma análise dos discursos da artista, que se misturam e trazem suas visões sobre questões de gênero e modelos de feminilidade. Baseado em letras, videoclipes e declarações veiculadas pela mídia, Beyoncé se estabelece como uma “mulher de atitude”, que faz uso do empoderamento feminino para sugerir e convidar as mulheres a agirem como ela. Para chegar ao meu objetivo, faço uma contextualização histórica da luta pela igualdade entre gêneros e dialogo com autores como Angela McRobbie, Susan Faludi, Stéphanie Genz e Benjamin Brabon, que analisam questões de gênero em produtos midiáticos, bem como Edgar Morin e seus estudos sobre celebridades. Como produto do girl power, a cantora é uma das personagens mais icônicas da indústria do entretenimento e serve como objeto para discutir a influência de personalidades no pensamento popular, trazendo questões ligadas à liberdade sexual, independência feminina e padrões de beleza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JParentes.pdf973.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.