Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5056
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
Autor(es)/Inventor(es): Parentes, Júlio César
Tutor: Freire Filho, João
Tutor : Costa, Tatiane Cruz Leal
Resumen: Investiga e problematiza a imagem de Beyoncé como ícone feminista na sociedade contemporânea. No contexto do pós-feminismo, faço uma análise dos discursos da artista, que se misturam e trazem suas visões sobre questões de gênero e modelos de feminilidade. Baseado em letras, videoclipes e declarações veiculadas pela mídia, Beyoncé se estabelece como uma “mulher de atitude”, que faz uso do empoderamento feminino para sugerir e convidar as mulheres a agirem como ela. Para chegar ao meu objetivo, faço uma contextualização histórica da luta pela igualdade entre gêneros e dialogo com autores como Angela McRobbie, Susan Faludi, Stéphanie Genz e Benjamin Brabon, que analisam questões de gênero em produtos midiáticos, bem como Edgar Morin e seus estudos sobre celebridades. Como produto do girl power, a cantora é uma das personagens mais icônicas da indústria do entretenimento e serve como objeto para discutir a influência de personalidades no pensamento popular, trazendo questões ligadas à liberdade sexual, independência feminina e padrões de beleza.
Materia: Celebridades
Feminismo
Análise do discurso
Meios de comunicação de massa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jun-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PARENTES, Júlio César. I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JParentes.pdf973.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.