Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5060
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Indiretas Já: a crítica social no riso
Autor(es)/Inventor(es): Vianna, Katíuscia Garcez Palha
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Reflete sobre como a crítica social pode ser representada através do riso e a observa na relação com o seu público. Assim, num primeiro momento, construímos um breve panorama histórico sobre a ideologia do riso, com o objetivo de compreender as características do cômico, destacando a ironia e a paródia como duas ferramentas de interação com o espectador. A partir disso, procura compreender também como as noções de autoria funcionam na construção do riso e como elas proporcionam o deslocamento de discursos sérios inserindo-os no universo do risível. Por fim, o trabalho analisa dois vídeos cômicos televisivos produzidos pelo humorista Marcelo Adnet, exibidos pela MTV Brasil e pela Rede Globo, em 2012 e 2014 respectivamente, e que abordam temas políticos de maneira crítica. Para fundamentar a pesquisa, as reflexões teóricas de Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon são fundamentais para a compreensão conceitual do riso, da ironia e da paródia.
Palavras-chave: Paródia
Comédia
Humor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIANNA, Katiúscia Garcez Palha. Indiretas Já: a crítica social no riso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KVianna.pdf399.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.