Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5065
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cooperativismo popular e a influência sobre a população de baixa renda: a partir do estudo de casos no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Daniel Pereira
Orientador: Silva, Beatriz Azeredo da
Resumo: A intenção deste trabalho final de conclusão de curso é dar atenção análitica à formação do sistema de cooperativas e, com maior ênfase, abordar-se-á o surgimento, nos últimos anos, das cooperativas denominadas populares, como ferramentas de inserção sócio- econômica da população de baixo poder aquisitivo, excluídos ou marginalizados pelo modelo capitalista. E assim, sua tentativa de permanência no mercado de trabalho, através não só de um aprendizado com princípios característicos dos empreendedorismos solidários, mas também pelo ganho de uma remuneração. De forma mais específica, a monografia tem por objetivo estudar a experiência do movimento cooperativo popular no Brasil, a partir do estudo de caso de duas cooperativas populares localizadas na cidade do Rio de Janeiro, e verificar o impacto positivo deste tipo de iniciativa econômica como forma de geração de trabalho e renda.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Economia solidária
Cooperativismo - Brasil
Baixa renda
Indicadores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPSantos.pdf404.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.