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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas
Author(s)/Inventor(s): Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de
Advisor: Frenkel, Jacob
Abstract: O trabalho analisa as conseqüências do desenvolvimento da Internet no Brasil, a partir dos anos 90, para o segmento varejista brasileiro. A Internet começou a ser utilizada no país em meados de 1989, porém somente por Órgãos do governo, Instituições de Pesquisa e, no início de 1990, por algumas Universidades. A comunicação via Web, rápida e barata, assim como sua interatividade, foram fatores relevantes para sua acelerada propagação. Os primeiros sites criados eram de notícias e em meados dos anos 90, com a liberação do uso comercial da Internet, surgiram os primeiros sites de compras que deram início ao chamado comércio eletrônico. O varejo virtual ofertava bens e serviços ao público com novas vantagens que o varejo tradicional não oferecia. As grandes vantagens deste tipo de comércio fizeram com que o número de consumidores online aumentasse cada vez mais. As empresas, podendo diminuir seus custos e buscando se adequar aos novos hábitos de seus clientes, ingressaram de forma acentuada no e-commerce. Esta monografia analisa, principalmente, os impactos que podem ser causados no varejo de lojas físicas pela introdução e evolução do comércio eletrônico. As lojas físicas irão, em um futuro próximo, desaparecer? Esta questão é o foco central deste trabalho.
Keywords: Comércio varejista
Comércio eletrônico
Internet
E-commerce
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Department : Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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