Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLemme, Marta Calmon-
dc.contributor.authorPinho, Keyla Maria de Faria-
dc.date.accessioned2018-09-19T19:14:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:59Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado internacionalpt_BR
dc.subjectRelações comerciaispt_BR
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.subjectIndústria brasileirapt_BR
dc.titleRelação comercial China Brasil: de 1995 a 2005pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0080108709785641pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho focaliza as relações comerciais entre Brasil e China. O trabalho está divido em três capítulos que objetivam explicar como algumas escolhas macroeconômicas do Brasil e da China os levaram a economias tão diferentes. O segundo capítulo procura demonstrar a relação comercial entre esses países durante os anos de 1995 a 2005, mostrando as diferenças de infraestrutura, participação no mercado internacional, e como essa relação comercial tem afetado o Brasil. O trabalho termina com a apresentação do terceiro capítulo que visa demonstrar algumas das soluções que as empresas brasileiras usaram para tentar competir com a entrada de produtos chineses no mercado interno e externo: dentre elas são abordadas nesse trabalho, a utilização de medidas antidumping, investimento em capacitação e parceiras com empresas chinesas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KMFPinho.pdf780.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.