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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relação comercial China Brasil: de 1995 a 2005
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Keyla Maria de Faria
Orientador: Lemme, Marta Calmon
Resumo: Este trabalho focaliza as relações comerciais entre Brasil e China. O trabalho está divido em três capítulos que objetivam explicar como algumas escolhas macroeconômicas do Brasil e da China os levaram a economias tão diferentes. O segundo capítulo procura demonstrar a relação comercial entre esses países durante os anos de 1995 a 2005, mostrando as diferenças de infraestrutura, participação no mercado internacional, e como essa relação comercial tem afetado o Brasil. O trabalho termina com a apresentação do terceiro capítulo que visa demonstrar algumas das soluções que as empresas brasileiras usaram para tentar competir com a entrada de produtos chineses no mercado interno e externo: dentre elas são abordadas nesse trabalho, a utilização de medidas antidumping, investimento em capacitação e parceiras com empresas chinesas.
Palavras-chave: Mercado internacional
Relações comerciais
Macroeconomia
Indústria brasileira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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