Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5095
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A construção da imagem do ministro Joaquim Barbosa pela revista Veja |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Bárbara de Jesus |
Advisor: | Oneto, Paulo Guilherme Domenech |
Abstract: | Analisa o processo de construção da imagem pública do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa a partir da leitura detalhada de reportagens da revista Veja, recordista em circulação nacional. Três matérias de capa publicadas durante o período em que o magistrado presidiu a mais alta Corte do judiciário brasileiro serviram como objeto de análise deste estudo, cujo objetivo primordial é mostrar e criticar as estratégias retórico-discursivas adotadas pelas publicações no tratamento do personagem em questão. A principal suspeita deste trabalho é, portanto, que a Veja promoveu a imagem midiática de Barbosa como uma espécie de herói nacional aproveitando-se de sua grande penetração e influência na sociedade brasileira. Foram fundamentais para tal estudo as teorias de análise de discurso, bem como as principais formulações teóricas sobre a prática jornalística. |
Keywords: | Jornalismo Redação técnica Veja |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Jul-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Barbara de Jesus. A construção da imagem do ministro Joaquim Barbosa pela revista Veja. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSouza.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.