Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5095
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção da imagem do ministro Joaquim Barbosa pela revista Veja
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Bárbara de Jesus
Orientador: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumo: Analisa o processo de construção da imagem pública do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa a partir da leitura detalhada de reportagens da revista Veja, recordista em circulação nacional. Três matérias de capa publicadas durante o período em que o magistrado presidiu a mais alta Corte do judiciário brasileiro serviram como objeto de análise deste estudo, cujo objetivo primordial é mostrar e criticar as estratégias retórico-discursivas adotadas pelas publicações no tratamento do personagem em questão. A principal suspeita deste trabalho é, portanto, que a Veja promoveu a imagem midiática de Barbosa como uma espécie de herói nacional aproveitando-se de sua grande penetração e influência na sociedade brasileira. Foram fundamentais para tal estudo as teorias de análise de discurso, bem como as principais formulações teóricas sobre a prática jornalística.
Palavras-chave: Jornalismo
Redação técnica
Veja
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Barbara de Jesus. A construção da imagem do ministro Joaquim Barbosa pela revista Veja. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSouza.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.