Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5096
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: "Negão" e "Paraíba": a mídia na construção e reforço de caricaturas estereotipadas de negros e nordestinos
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Arthur Rezende Sampaio
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Analisa a forma como o discurso midiático contribui para a construção e consolidação de estereótipos e preconceitos sobre negros e nordestinos. A partir de autores como Gilberto Freyre, Muniz Sodré, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Roberto DaMatta e Jesús Martin-Barbero, buscar-se-á, com base na História e no contexto socioeconômico-cultural brasileiro, as justificativas para a condição em que se encontram as populações negra e nordestina na atual hierarquia social e na rede de relações de poder. Após a contextualização, o foco é no papel desempenhado pelos meios de comunicação no reforço dos estereótipos construídos no decorrer do desenvolvimento da sociedade brasileira. Isto é, de que forma a mídia reproduz imagens cristalizadas e estruturadas no imaginário social e como ela contribui para a perpetuação destes valores e das relações de poder que se beneficiam destes preconceitos.
Palavras-chave: Esteriótipos (Psicologia)
Preconceito
Negros
Nordestinos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Arthur Rezende Sampaio. "Negão" e "paraíba": a mídia na construção e reforço de caricaturas estereotipadas de negros e nordestinos. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5096
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGomes.pdf837,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.