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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Leandro Silva Vignero de
Orientador: Siqueira, Alexis Cavicchini Teixeira de
Resumo: A previsão de vendas é um instrumento cada vez mais utilizado na elaboração das estratégias das organizações. Procurar antever o que a empresa espera para o período seguinte faz as funções dos analistas serem muito importantes para a expectativa dessa empresa. A previsão engloba muitas áreas, como marketing, produção, suprimentos, logística e finanças (KOTLER, 2006). A área de finanças, em especial, utiliza a informação da previsão de vendas para elaborar o orçamento para o período que está para vir. É de suma importância que haja sinergia entre as áreas envolvidas para alinhar os objetivos na elaboração da estratégia da organização. Nessa monografia, discute-se detalhadamente o significado de previsão de vendas e orçamento, buscando uma associação os dois conceitos. No caso da previsão de vendas, é evidenciado que os métodos são divididos em quantitativos e qualitativos. Entre os muitos métodos existentes, três mereceram destaque: Sales and Operations Planning (S&OP), Collaborative Planning, Forecast and Replenishment (CPFR) e o Método Deplhi.No caso de orçamento, o conceito é dividido em tipos de orçamento: de Vendas, de Produção, de Investimento, de Despesas de Comercialização e Administração e de Caixa (HOJI, 2003). Para mostrar de uma maneira mais clara a importância da previsão de vendas para o orçamento, foi incluído na monografia um estudo de caso da empresa PSA Peugeot Citroën, que utiliza a previsão de vendas de cada marca para elaborar o orçamento do Grupo. Apesar de ser um assunto muito relevante e cada vez mais presente nas organizações, há muito que se descobrir e inovar em relação ao processo de prever a demanda e, consequentemente, elaborar o orçamento. A globalização, a crescente evolução da tecnologia e a necessidade de se destacar em relação à concorrência farão com que as organizações busquem cada vez mais um nível de acerto próximo da realidade, o que irá gerar economia em todos os custos operacionais.
Palavras-chave: Orçamento
Sales and Operations Planning
Collaborative Planning
Forecast and Replenishment
Método Deplhi
Previsão de vendas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5129
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