Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5140
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O crescimento e a expansão internacional da smar: uma análise a partir dos modelos de Dunning e Matthews
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Luciana do Rosário da Costa
Advisor: Prochnik, Victor
Abstract: O objetivo desse trabalho é mostrar, através do estudo de caso de uma empresa de automação industrial brasileira, a SMAR, se a vertente teórica desenvolvida por Matthews (2006) que explica o sucesso da internacionalização das empresas oriundas dos tigres asiáticos pode se aplicar às empresas de países emergentes em geral e, principalmente, às empresas brasileiras, e qual das teorias apresentadas melhor se encaixa no processo de internacionalização da SMA. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de conceitos inerentes ao processo de internacionalização de empresas, da teoria de Matthews (2006) e do modelo precedente de Dunning (2000). Também são apresentadas as discussões geradas pela comparação entre as duas teorias, com críticas recíprocas dos dois autores e suas propostas para melhoras, assim como o debate entre Matthews e Narula acerca do mesmo tema. Para a contextualização do estudo de caso foi feita uma breve resenha sobre a indústria da empresa estudada e o mercado em que se insere. O capítulo final apresenta o processo de crescimento e internacionalização da empresa de automação brasileira SMAR, aplicado às teorias anteriormente discutidas.
Keywords: Internacionalização
Automação industrial
Países emergentes
Empresas brasileiras
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRCVieira.pdf585.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.