Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5140
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O crescimento e a expansão internacional da smar: uma análise a partir dos modelos de Dunning e Matthews
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Luciana do Rosário da Costa
Tutor: Prochnik, Victor
Resumen: O objetivo desse trabalho é mostrar, através do estudo de caso de uma empresa de automação industrial brasileira, a SMAR, se a vertente teórica desenvolvida por Matthews (2006) que explica o sucesso da internacionalização das empresas oriundas dos tigres asiáticos pode se aplicar às empresas de países emergentes em geral e, principalmente, às empresas brasileiras, e qual das teorias apresentadas melhor se encaixa no processo de internacionalização da SMA. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de conceitos inerentes ao processo de internacionalização de empresas, da teoria de Matthews (2006) e do modelo precedente de Dunning (2000). Também são apresentadas as discussões geradas pela comparação entre as duas teorias, com críticas recíprocas dos dois autores e suas propostas para melhoras, assim como o debate entre Matthews e Narula acerca do mesmo tema. Para a contextualização do estudo de caso foi feita uma breve resenha sobre a indústria da empresa estudada e o mercado em que se insere. O capítulo final apresenta o processo de crescimento e internacionalização da empresa de automação brasileira SMAR, aplicado às teorias anteriormente discutidas.
Materia: Internacionalização
Automação industrial
Países emergentes
Empresas brasileiras
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LRCVieira.pdf585.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.