Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/516
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma análise do setor de serviços sob a perspectiva neo-schumpeteriana e as implicações da inteligência coletiva para o setor
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Camila da Silva
Tutor: La Rovere, Renata Lèbre
Resumen: A participação crescente do setor de serviços na formação do PIB nacional, assim como o desempenho do setor deflagrado em outras economias em desenvolvimento, devido especialmente à atuação das Organizações de Serviços Intensivas em Conhecimento, tem despertado o interesse no estudo de suas particularidades como forma de compreender e tentar fomentar o desenvolvimento do setor. Este trabalho concentra-se em definir a atividade de serviço e compreender as características da inovação do setor sob a ótica da teoria evolucionista neoschumpeteriana e na busca de padrões entre a capacidade de inovar das empresas e suas interações com o ecossistema sob seu domínio e àquele além de suas fronteiras no contexto da coprodução. O estudo foi realizado com base em revisão de literatura teórica e na apresentação de um levantamento realizado no Estado de São Paulo sobre o setor de serviços. Este estado foi escolhido por abrigar a maior concentração de empresas do setor intensivas em conhecimento. Os resultados apontam para a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas quando a interação com o cliente é estimulada com o objetivo de favorecer o processo de inovação.
Materia: Serviços
Inovação
Teoria da firma
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-nov-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Final Camila Ferreira.pdf475.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.