Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5171
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise Multiescalar de Atributos Sedimentares em depósitos fluviais paleogênicos na Bacia de Volta Redonda - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Claudio Cesar Silva
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a caracterização de atributos sedimentares em diversas escalas em depósitos fluviais paleogênicos da Bacia de Volta Redonda, através de análises de fácies sedimentares, arquitetura deposicional e petrográficas. Através deste estudo, busca-se produzir uma base de dados sedimentológicos aplicáveis a modelos de comportamento dos fluidos no interior de rochas-reservatório de origem fluvial. Entre os depósitos estudados, estão os principais aquíferos presentes nas bacias sedimentares que compõem o Rift Continental do Sudeste do Brasil. O método de trabalho consistiu primeiramente na interpretação de um afloramento, com o auxílio de fotomosaico, para o reconhecimento da arquitetura deposicional, enfatizando a hierarquização das superfícies estratigráficas. Em seguida, foi feita a aquisição de dados em campo, abrangendo a caracterização de fácies, elaboração de perfis colunares e amostragem para análise petrográfica em lâminas delgadas. Foram identificadas duas associações de fácies distintas, associadas às formações Resende e Pinheiral. Na Formação Resende, os depósitos apresentam estilo de heterogeneidade simples, com boa continuidade lateral, sendo constituídos de arenitos maciços intercalados com arenitos lamosos, em camadas com geometria tabular, espessuras decimétricas e larguras de poucas dezenas de metros, limitadas por contatos gradacionais. Os depósitos da Formação Pinheiral apresentam estilo de heterogeneidade de complexidade média, exibindo frequente truncamento de elementos de arquitetura, sendo caracterizados por uma superposição de camadas arenosas com níveis conglomeráticos, limitadas por intervalos pelíticos pouco espessos. Ocorrem dispostos em camadas com geometria lenticular estendida, limitadas por superfícies irregulares e alcançando espessuras decimétricas e larguras de dezenas de metros. Microscopicamente os arenitos analisados da Formação Resende apresentam porosidade muito reduzida com presença de matriz argilosa proveniente da alteração de feldspatos. Os arenitos estudados da Formação Pinheiral apresentam porosidade próxima aos padrões de reservatório.
Palavras-chave: Arquitetura de depósitos fluviais
Bacia de Volta Redonda
Cenozóico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES, C.C.S.pdf4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.