Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5202
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Padrões de lineamentos estruturais associados ao regime neotectônico de transcorrência dextral E-W na região do Médio Vale do Rio Doce (MG)
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rennan Oliveira Reis dos
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Resumo: A região do Médio Vale do Rio Doce, situada na porção centro-leste do estado de Minas Gerais, constitui depressão interplanáltica com destacadas feições geomorfológicas, entre as quais um sistema de lagos composto por mais de uma centena de lagos barrados, cuja origem tem sido relacionada a uma efetiva participação de movimentações tectônicas quaternárias. Estudos anteriores identificaram a atuação de quatro eventos neotectônicos na região: transcorrência sinistral E-W, neogênico; transcorrência dextral E-W, pleistocênico a holocênico; distensão NW-SE, holocênico; e compressão E-W, atual. A proposta principal do estudo aqui realizado consiste em investigar a relação entre os principais padrões de lineamentos estruturais observados na região e o evento neotectônico de transcorrência dextral E-W, a partir da confecção de mapa de lineamentos, com base em modelo digital de elevação (MDE), além de análises estruturais de pares falhas/estria compatíveis ao regime de transcorrência dextral E-W. As principais direções de lineamentos e de estruturas rúpteis (NW-SE, WNW-ESE, NE-SW, ENE-WSW e NNE-SSW) apresentam uma boa correlação, sugerindo que o regime de transcorrência dextral E-W influiu fortemente na configuração espacial dos lineamentos estruturais.
Palavras-chave: Neotectônica
Lineamentos
Médio Vale do Rio Doce (MG)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, R.O.R.pdf6.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.