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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As estratégias das empresas do setor elétrico brasileiro 2003 a 2009: um estudo de caso - grupo EDP - Energias do Brasil
Author(s)/Inventor(s): Dassie, Adriana Maria
Advisor: Castro, Nivalde José de
Abstract: Este trabalho, em razão da reestruturação da indústria elétrica brasileira e do novo arranjo institucional e regulatório configurado a partir de 2003, analisa as novas estratégias das empresas privatizadas do setor elétrico brasileiro, através de um estudo de caso – Grupo EDP – Energias do Brasil. Para isso, inicialmente estuda o ambiente institucional apresentando as novas regras para o setor, para então analisar quais são as estratégias da empresa, Energias do Brasil, para as três áreas de negócio em que atua: geração, distribuição e comercialização. O resultado do estudo mostra que o Grupo analisado tem sua principal estratégia focada no investimento em geração tradicional e investimentos em energias renováveis. Estes projetos serão desenvolvidos pelo Grupo e também em parcerias com outras empresas. Os recursos para realizar estes investimentos foram obtidos no mercado interno. Conclui-se também que, com as novas regras do setor elétrico brasileiro pós 2003, a verticalização foi proibida, então as empresas tendem a se estruturar sob a forma de holdings, visando minimizar os custos de transação e maximizar os ganhos das sinergias das operações ao longo da cadeia produtiva, que eram obtidos quando as empresas atuavam integralmente verticalizadas.
Keywords: Estratégia empresarial
Indústria elétrica
Setor elétrico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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