Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5229
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Teoria econômica da empresa multinacional: uma resenha teórica das principais contribuições nos anos 1980 e 1990
Autor(es)/Inventor(es): Mariano, Nathalia de Almeida
Orientador: Fiani, Ronaldo
Resumo: A Empresa Multinacional (EMN) é definida como uma companhia que possui atividades produtivas (plantas) em mais de um país. Sua precursora é grande empresa americana, que, ao aprender a se expandir nacionalmente, consegue também crescer internacionalmente seguindo o mesmo modelo. Analisando históricamente, pode-se observar que o período imediatamente após a segunda Guerra Mundial é caracterizado pela reconstrução da Europa e pela consolidação dos EUA como potência soberana. Entretanto, após a década de 60, a recuperação da Europa e Japão torna-se um empecilho para o crescimento das empresas norte-americanas. Dado que estas possuíam numerosas vantagens de organização e tecnologia frente à concorrência destes, a expansão internacional foi a melhor alternativa para manter o crescimento. Nos próximos capítulos serão apresentados mais modelos teóricos que explicam a Empresa Multinacional.
Palavras-chave: Empresas multinacionais
Teoria econômica
Internacionalização
Teoria do conhecimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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