Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5238
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aspectos regulatórios e concorrênciais na indústria de mídia: uma análise do mercado de tv por assinatura no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Alexandre Rangel de
Orientador: Prado, Luiz Carlos Thadeu Delorme
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura organizacional e a dinâmica do mercado de TV por assinatura no Brasil, assim como seu arcabouço institucional. Para tanto, foram utilizados dados recentes e históricos que mostraram as limitações e desafios decorrentes do atual processo de convergência tecnológica no setor de telecomunicações. A estrutura dessa monografia está composta por três Capítulos. No primeiro, são discutidos os principais conceitos e características da Economia da Mídia, balizando então, o setor específico de nosso estudo, o de TV paga. Posteriormente, a partir de uma série de dados atuais e históricos sobre o mercado de TV por assinatura, procura-se mapear o atual cenário do mercado, identificando as principais características e limitações do mesmo. O Capítulo final desta monografia é destinado ao exame detalhado dos instrumentos institucionais que regulam o mercado de TV paga e as discussões acerca do novo Projeto de Lei que procura atualizar o marco regulatório deste mercado. Por fim, constata-se a hipótese inicial de que o atual arcabouço institucional não é eficiente para garantir condições de competição entre agentes econômicos envolvidos e, ainda, promover as inovações tecnológicas em curso nessa indústria, e que uma nova regulação deve ser adotada para que o serviço de TV por assinatura no Brasil se desenvolva e atinja níveis de cobertura e qualidade adequados.
Palavras-chave: TV a cabo
Mídia
Indústria
Cadeia produtiva
Regulação
Agentes econômicos
Setor de telecomunicações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5238
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AROliveira.pdf710,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.