Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5254
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A espetacularização das imagens de mortes fortuitas noticiáveis
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Fernanda Oliveira
Orientador: Nóra, Gabriela
Resumo: Analisa a maneira como a imprensa explora as imagens provenientes de mortes causadas por assassinatos, tragédias ou catástrofes. Baseado, sobretudo, nas narrativas jornalísticas que se utilizam da espetacularização para noticiarem esses tipos de acontecimentos, sensacionalizando-os. Para isso, é importante analisar a maneira como o homem ocidental lida com a morte. Relacionar os critérios de noticiabilidade e as teorias do campo do jornalismo com o objeto de estudo proposto. Perceber como o processo de individualismo do homem atua sobre a exploração dessas imagens pela imprensa. Notar a importância da internet e das redes sociais para a construção dessa espetacularização. Entender a relação entre a velocidade da notícia e sua absorção social. Compreender a importância do fotojornalismo nesse processo. Conceitos e ideias desenvolvidos por Marialva Barbosa, Muniz Sodré, Nelson Traquina, Pierre Bourdieu, Guy Debord, entre outros, fazem parte da análise do objeto de estudo proposto.
Palavras-chave: Fotojornalismo
Violência
Sensacionalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jun-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Fernanda Oliveira. A espetacularização das imagens de mortes fortuitas noticiáveis. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSilva.pdf701.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.