Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, Valdecy Faria-
dc.contributor.authorVassalo, Julia Porto Pereira-
dc.date.accessioned2018-10-04T15:19:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:09Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5263-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado Xpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPPVassalo.pdf572.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.