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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
Autor(es)/Inventor(es): Vassalo, Julia Porto Pereira
Orientador: Leite, Valdecy Faria
Resumo: Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.
Palavras-chave: Supermercado
Estratégia de marketing
Pequenas e médias empresas
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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