Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5281
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da necessidade de humanizar a humanização do gerar: uma revisão bibliográfica sobre o parto humanizado no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Camila Rebouças
Orientador: Farias, Patrícia Silveira de
Resumo: Analisa o que é e quais os processos envolvidos do que se chama de humanização do parto atualmente, a partir de revisão da literatura especializada. Pretendeu-se contextualizar historicamente o surgimento da necessidade de ter um parto humanizado e estudar os princípios e diretrizes do SUS, cotejando-os com a definição de parto humanizado, de acordo com levantamento na nova literatura especializada. A metodologia adotada foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica na base de pesquisa Biblioteca Virtual em Saúde a partir do descritor “parto humanizado”. Dos 92 artigos sobre o tema publicados nesta base entre os anos de 2011 e 2013, 25 foram selecionados por abordarem a humanização do parto de forma central. Observou-se que a produção dos artigos contou com a predominância da categoria de Enfermagem e ausência do Serviço Social, além da discussão centrada na região Sudeste e por profissionais, em sua maioria, do gênero feminino. Foram extraídos dos artigos núcleos de sentido para elencar alguns pontos que os caracterizam. Esse estudo constatou que a abordagem do tema nos artigos vai na mesma direção do que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em termos de humanização. Os artigos dão enfoque na importância da presença do acompanhante durante o processo de pré-parto, parto e pós-parto, o contato mãe-bebê pós-parto com amamentação imediata, diminuição de práticas intervencionistas e prejudiciais e do índice de partos cirúrgicos e redução da mortalidade materna e neonatal. A revisão de literatura aponta para a necessidade de investimentos no ensino em saúde e a integração entre as categorias profissionais.
Palavras-chave: Política social
Parto
Humanização da assistência
Sistema Único de Saúde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Camila Rebouças. Da necessidade de humanizar a humanização do gerar: uma revisão bibliográfica sobre o parto humanizado no Brasil. 2014. 116 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFRebouças.pdf930.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.