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http://hdl.handle.net/11422/5283
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Paiva, Raquel | - |
dc.contributor.author | Leitão, Alexandre Enrique | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T19:54:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-12 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Alexandre Enrique. O esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979). 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5283 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência policial | pt_BR |
dc.subject | Cinema novo | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | 1964-1985 | pt_BR |
dc.title | O esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1075305856036847 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral, Muniz Sodre de Araujo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048383145015647 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa como o grupo de extermínio formado no seio da Polícia Civil em finas da década de 1960, chamado Esquadrão da Morte, foi debatido no cinema brasileiro dos anos 1970. Por meio de filmes como Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia e Eu Matei Lúcio Flávio, cineastas, roteiristas e produtores debateram não apenas o fenômeno da violência policial, mas temas como corrupção, a ação de grupos de extermínio e a existência da Ditadura Militar (1964-1985). Pesquisas de diversas áreas ajudam-nos a determinar como objetos culturais como filmes, livros, pinturas e músicas, simultaneamente ajudam a formular e existem dentro de um determinado momento histórico, ideológico e discursivo. A existência de retratos opostos acerca dos integrantes do Esquadrão da Morte, ora descritos como anti-heroicos paladinos da justiça, ora como agentes públicos corrompidos e violentos demonstraria como, na década de 1970, subsistia no interior da sociedade civil brasileira, um discurso de defesa da violência policial, que possivelmente perdura até nossos dias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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