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dc.contributor.advisorPaiva, Raquel-
dc.contributor.authorLeitão, Alexandre Enrique-
dc.date.accessioned2018-10-05T19:54:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:09Z-
dc.date.issued2015-07-12-
dc.identifier.citationLEITÃO, Alexandre Enrique. O esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979). 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5283-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência policialpt_BR
dc.subjectCinema novopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subject1964-1985pt_BR
dc.titleO esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Muniz Sodre de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048383145015647pt_BR
dc.contributor.referee2Oneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.description.resumoAnalisa como o grupo de extermínio formado no seio da Polícia Civil em finas da década de 1960, chamado Esquadrão da Morte, foi debatido no cinema brasileiro dos anos 1970. Por meio de filmes como Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia e Eu Matei Lúcio Flávio, cineastas, roteiristas e produtores debateram não apenas o fenômeno da violência policial, mas temas como corrupção, a ação de grupos de extermínio e a existência da Ditadura Militar (1964-1985). Pesquisas de diversas áreas ajudam-nos a determinar como objetos culturais como filmes, livros, pinturas e músicas, simultaneamente ajudam a formular e existem dentro de um determinado momento histórico, ideológico e discursivo. A existência de retratos opostos acerca dos integrantes do Esquadrão da Morte, ora descritos como anti-heroicos paladinos da justiça, ora como agentes públicos corrompidos e violentos demonstraria como, na década de 1970, subsistia no interior da sociedade civil brasileira, um discurso de defesa da violência policial, que possivelmente perdura até nossos dias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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