Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5283
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979)
Autor(es)/Inventor(es): Leitão, Alexandre Enrique
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Analisa como o grupo de extermínio formado no seio da Polícia Civil em finas da década de 1960, chamado Esquadrão da Morte, foi debatido no cinema brasileiro dos anos 1970. Por meio de filmes como Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia e Eu Matei Lúcio Flávio, cineastas, roteiristas e produtores debateram não apenas o fenômeno da violência policial, mas temas como corrupção, a ação de grupos de extermínio e a existência da Ditadura Militar (1964-1985). Pesquisas de diversas áreas ajudam-nos a determinar como objetos culturais como filmes, livros, pinturas e músicas, simultaneamente ajudam a formular e existem dentro de um determinado momento histórico, ideológico e discursivo. A existência de retratos opostos acerca dos integrantes do Esquadrão da Morte, ora descritos como anti-heroicos paladinos da justiça, ora como agentes públicos corrompidos e violentos demonstraria como, na década de 1970, subsistia no interior da sociedade civil brasileira, um discurso de defesa da violência policial, que possivelmente perdura até nossos dias.
Palavras-chave: Violência policial
Cinema novo
Ditadura
1964-1985
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITÃO, Alexandre Enrique. O esquadrão da morte no cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979). 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALeitão.pdf639.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.