Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5284
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Economia no jornal "O Globo": a colaboração do discurso gráfico para a compreensão do noticiário
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Luciano Cândido
Tutor: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Resumen: Esta pesquisa dedica-se a analisar o discurso gráfico do caderno de economia do jornal carioca O Globo. As páginas da editoria são estudadas de modo a avaliar como o último projeto gráfico do diário impresso, implantado em julho de 2012, colabora para a compreensão do noticiário econômico cuja cobertura tem sido aprimorada ao longo das últimas décadas a fim de simplificar o chamado “economês” ao público geral. No decorrer dos capítulos são traçadas a história da imprensa brasileira e, em particular, a do Globo, que revelam perspectivas que auxiliam no entendimento sobre o formato atual do produto. Além da recente reforma também é contextualizado o redesenho desenvolvido para o veículo em 1995 que estabeleceu regras aprofundadas no projeto de 17 anos mais tarde. Por fim, cada página dos cadernos de edições do jornal separadas para esta pesquisa é analisada por meio da diagramação e recursos gráficos utilizados para mensurar a eficácia de cada um deles na apresentação das notícias.
Materia: Discurso gráfico
Economia
Jornal O Globo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ABREU, Luciano Cândido. Economia no jornal "O Globo": a colaboração do discurso gráfico para a compreensão do noticiário. 2015. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAbreu.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.